24 maio 2012

Crónicas precários Vs BF - 10 nuncas - A conclusão






Aqui remato os ensinamentos de marketing, aplicados pelas empresas do grupo BF e que são transversais ao nosso quotidiano.
Muito úteis para quem quer dar um rumo na vida, a BF obriga a estabelecer objectivos concretos, diários, semanais e mensais...
Não raras as vezes as discussões se geram em torno dos objectivos.
Quando um promotor falha o objectivo, deve-se manter ou baixar o estipulado, pode dar-se o caso do objectivo ser irreal (objectivo seria sempre objectivo por se tratar apenas de um nº inteiro...)!

Os 10 "Nuncas", surgiram compilados numas fotos que vi no Facebook dum escritório recém aberto, eles foram sempre utilizados na BF, mas no tempo que lá trabalhei, não estavam compilados e organizados como mandamentos.

Estranhei estarem postados no facebook, dado que estas empresas preferem uma abordagem muito discreta e evitam a todo o custo publicidade ou aparições mediáticas (o que poderia ser estranho tratando-se de uma empresa de marketing...), funcionando muito melhor na sombra.
E assim a BF guarda o seu método infalível de vendas, que mais não é que senso comum, que todos podíamos perfeitamente aplicar em benefício próprio...

Nesse sentido e para evitar futuras exposições de incautos à precariedade resolvi escrever os últimos 4 posts.

Os 10 Nuncas:

1 - Nunca deixes que te influenciem
2 - Nunca digas que não consegues
3 - Nunca dês maus exemplos
4 - Nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje
5 - Nunca fales em problemas
6 - Nunca fales das outras pessoas
7 - Nunca penses pequeno, pensa grande
8 - Nunca percas a tua confiança
9 - Nunca percas a tua dignidade
10 - Nunca desistas até atingir o objectivo

Resumindo:

Nas empresas do grupo BF, o negócio consiste em por o maior número de pessoas a vender produtos/serviços, começa com um dia de terreno, onde são ensinados os mandamentos pela ordem que os referi nos posts anteriores.
Os mandamentos em si, são louváveis, mas são aplicados por pessoas, com motivações diversas...
Não raras as vezes, isto descamba completamente para o logro, a coacção, a pressão psicológica... Tudo desenvolvido na maior das precariedades!
Para quem como eu, viveu a experiência. Posso dizer que as lições de marketing (e de vida), foram determinantes para fazer de mim a pessoa que sou hoje, aprendi e nunca mais ninguém me vendeu o que quer que seja, da mesma forma!
Os ensinamentos preciosos de marketing, dotam o comum mortal de um olho clínico muito útil no mundo do consumo.
Espero que a informação vos seja útil também.

Bem hajam


Sem comentários:

Enviar um comentário