Banca segura! Os números são do catano...

O BPN ideal

O que é um bom banco?

Confesso que não sei...(Acho até bastante arriscado, juntar os termos "bom" e "banco" na mesma frase...)!
O banco é por si só uma instituição podre, cujo o objectivo é apenas lucrar com a miséria alheia...
Foi criado com esse efeito e está enraízado no seu ADN!

Veja-se a famigerada e infindável novela BPN...
Eu e os meus compatriotas, compradores do banco em 2011 (a conselho de um ministro das finanças, que ia virar CEO da PT por sugestão de outro banco...A CGD!), não achamos muita piada a isto dos maus negócios...
Ora, se nacionalizámos um banco onde sucessivas gerações de políticos, lavaram o seu dinheiro e enriqueceram à nossa conta...
Vamos agora privatizá-lo (como quem diz, vender ao Sr. das esferográficas BIC...) por 40 milhões, para depois injectar 600 milhões, novamente à nossa conta...
Estão parvos!? Ma fé!? Cheira-me a jogada grossa...

Eu, na qualidade de contribuinte e cidadão activo, sugiro como contenção da despesa, através de um cálculo simples, que em muito contribuirá para a consolidação orçamental de Portugal...

Não me apetece dar o BPN e mais 560 milhões para encher o bandulho a esta nova geração de "(a)gentes do lombo e das peles"...

Como tal (e por bem menos de 560 milhões...), nós contribuintes ficamos com o BPN e gastamos...
Vá... 10 milhões de euros em tijolos das cerâmicas nacionais para "emparedar" todos os balcões do BPN!
Um investimento na economia nacional, gerador de emprego (são precisos pedreiros para emparedar tantos balcões...) e uma iniciativa que permite conter a despesa do estado em cerca de 550 milhões!
(Suficiente para Assunção Cristas financiar uns 6 mil milhões de projectos agrícolas... Ou menos)

O estado poderia criar uma "task force" para monitorizar os emparedamentos de balcões do BPN... Ou uma PPP... Mas aí os custos derrapavam cerca de 500%... Mesmo assim ainda poupávamos 500 milhões...

E Portugal sairia a ganhar (ou a perder menos...)!

São os passos silenciosos da revolução de um coelho...
Parece-me que vai ficar tudo igual no BPN!

Comentários