Viagem a um passado nada distante


O Farplex gosta muito de "ajuda externa" (sem juros...) e como tal, será sempre um espaço aberto às colaborações dos leitores nas suas próprias reflexões acerca do que nos rodeia!
A principal revolução, será sempre feita a partir do pensamento pacífico!
Quero aqui deixar o meu sincero agradecimento ao António Hermita por partilhar as suas reflexões connosco neste espaço e convidar outros a fazê-lo!

Fica o retrato, de uma viagem a um passado nada distante...

Encontrei perdidos uns jornais, já com destino marcado para fazer de caminha aos meus coelhos. Salvaram-se pela minha curiosidade, ao ver que eram uns Diários de Noticias de 2 e 6 de Dezembro de 1995. 

Fazendo uma viagem no tempo a um passado que já lá vai, não muito distante, encontrei as mesmas personagens, os mesmos problemas e a mesma tristeza de realidade. 
Enfim, coisas que na memória colectiva de muitos portugueses já se encontram envoltas num denso nevoeiro , bem metidas lá para trás, pelo lixo que nos atiram diariamente e nos entulha a mente...
Num dos jornais rezava o título...

"Os salários da vergonha" ,  "uma sociedade que paga mal ou quer pagar mal a quem cuida dos seus filhos é uma sociedade de canalhice"...queixa-se um professor do ensino do secundário, claramente não o unico revoltado e descontente, não com a sociedade,digo eu, mas com os politicos canalhas que a regem.
-Meu amigo não se queixe, que agora aconselhavam-o a emigrar, e os seus politicos canalhas ainda não mudaram...

Depois um outro Senhor, dando a sua opinião sobre as Presidênciais do ano seguinte, dizia " Que podem os portugueses esperar de Cavaco Silva?"

Nas horas difíceis, a fraqueza dos desertores,nas horas fáceis, a arrogância dos inseguros" e ainda " Aqui ao menos, não há tabu que resista ao conhecimento de experiência feito,nem cosméticas que disfarcem a realidade", dizia mais, " Talvez não esteja longe o momento que o dr.Cavaco Silva venha a declarar-se como arrependido e confessar que tem dúvidas..."
- Pois é, talvez felizmente ganhou Jorge Sampaio essas eleições, mas não é que a múmia... perdão, o dr.Cavaco Silva conseguiu a sua vitória 10 anos depois...não admira, foi o tempo necessário para nos desfalcarem a memória até nos fazerem votar no homem que nem um bando de cegos e dementes. 
Parabéns ao Senhor da opinião por ter visionado a postura do actual Presidente, e pela excelente qualidade do restante artigo, que já é raro de se ver. E não é que a múmia fora também Primeiro-Ministro de 85 a 95. Não sou o unico a quem isto provoca uma comichão aguda atrás da cabeça pois não ?

Lia-se ainda ... "Fome em Setúbal perde a máscara...cerca de 40 por cento dos que contribuem em Setúbal para engrossar o exército dos mais de dois milhões e cem mil portugueses que vivem na pobreza , são jovens desempregados ou candidatos ao primeiro emprego. Com pouco mais de 20 anos . Mas há casos mais graves ." 

Confesso que fiquei chocado depois de ler isto, sobretudo pela quantidade de anos a que isto se arrasta...e pareçe que só agora é que estamos mesmo mal ! 
Atenção que só agora é que eles, os do poleiro, tem MESMO de mexer a palha para reverter a situação. Depois de alguma pesquisa, reparei que este numero abaixo do limiar da pobreza actualmente continua igual senão pior...comparando outras estatisticas, o numero de desemprego actual é maior que em 95...ou seja, há os mesmos ou mais pobres, e mais desempregados...Agora é que eles tem MESMO de mexer a palha,já que estão no centro das atenções da ribalta europeia e se realmente querem manter o poleiro. 
Mas quem é que ainda acredita que serão capazes de fazer o que quer que seja? 
Este sistema já não dá, nem nunca deu...

Para colmatar a questão da ribalta europeia e para voltar ainda muito mais atrás no tempo, reparem nesta imagem de propaganda nazi  (apenas uma das entre muitas que vi, relacionadas! ) da nossa sempre querida Alemanha (agora totalmente diferente, não é verdade? ), herdeira do império romano na europa e sempre sonhadora da sua hegemonia europeia. 

Que nos deseja abraçar e proteger a todos entre as suas asas... 

É claro que os nossos politicos tem que mexer a palha se não querem ser bicados pela grande aguia, quando mais pelo seu próprio povo!


Ass: António Hermita

Comentários