Acerca das "manias" Vegetarianas...

Se quem criou a Humanidade, achasse que deveriamos ser herbívoros, tinham nos removido os caninos, tinham-nos dado a capacidade de ruminar e uma série de estômagos... Assim sendo e na qualidade de omnívoro, tenho apenas a dizer que professo a religião da roda dos alimentos, ou seja, como de tudo...
Ultimamente tenho sido confrontado com o vegetarianismo, mais vezes do que aquelas que gostaria... Nada tenho contra quem come tofu, soja, seitan e outras merdas de aspecto duvidoso, paladar inexistente ou consistência questionável... A verdade é que tentar me alimentar com uma refeição deste género, soa-me a uma inevitável "barrigada de fome"!!!
Sempre achei que o vegetarianismo era comer comida saudável, extraída da terra, da horta e do quintal de casa, umas belas saladas, umas laranjas espremidas, para um belo sumo natural e toda uma variedade de fruta caseira... Mesmo não sendo vegetariano fui criado assim e ainda hoje, a fruta que me sabe melhor é colhida da árvore...
Mas no séc. XXI da globalização, criaram umas lojinhas de "comida saudável" onde se pode encontrar de tudo, do mais estranho que há, que em nada se aproxima da cozinha Mediterranica ou das tradições e costumes deste Portugal...
Assim em vez de uma salada, verduras, legumes, etc...
Temos a soja, o tofu, seitan, as algas, uma panóplia de coisas sem açucar, a geleia de arroz, as lentilhas laranja e toda uma série de coisas, desidratadas, sem açucar, ou de designação alegadamente orgânica ou biológica... Mas será mesmo assim??? Ou esses produtos são tão ou mais processados do que qualquer outro produto que consumimos e a única variação é o preço estupidamente caro que cobram por produtos virtualmente saudáveis???
Parece-me então que ser "vegetariano de loja" não é para quem quer, mas para quem pode... Até porque plantar hortaliças fora do Farmville parece cansativo para muitos...
Eu posso ser vegetariano, mas não quero, nem tenho qualquer interesse em ser! Para passar fome, ou comer coisas cujo o sabor é incrivelmente mau, prefiro não comer... Além de que sou bastante céptico quanto às teorias de "substituição proteica" da carne!!!
Claro que gosto de provar as coisas e dar o benefício da dúvida... Mas a cozinha vegetariana para mim não passa de um grande leque de hors d´oeuvre sem graça... Temos pena!
Gosto de comer bem à Portuguesa e por favor não me tentem dissuadir com manobras de diversão vegetarianas!

Comentários