O que é ser inteligente???

O que é ser inteligente??? Já se questionaram acerca disso?
Filósofos e Psicólogos têm teorias para definir esse conceito, mas alguém consegue através de conceitos palpáveis comparar inteligência ou até mesmo defini-la de forma consistente?
Para a minha avó inteligência é a capacidade de passar a perna aos outros... (pedir subsidios Europeus para a agricultura e fazer uma casa ou comprar um carro...inteligente, não é?!).
Para o meu avô inteligência é o preço a que ele vai conseguir vender os produtos da quinta da colheita desse ano... A inteligência é muito relativo...
Pode associar se inteligência ao raciocinio rápido e à velocidade que disparas "bocas" foleiras à mesa do café por entre cigarros e minis...
Se dizes coisas que ninguém entende ou falas de assuntos dos quais os que estão à tua volta não dominam, então é porque deves ser inteligente...
Inteligente porque pensas muito? NÃO! Aí és só sismado...
Entre dois drogados diz o que injecta para o que snifa: "tu é que és inteligente, não estás agarrado..." mas porquê, não me parece inteligente ???
Entre loiras a inteligência prende-se com combinar cores e maquilhagem e as tendências da estação... ( podemos trocar a palavra "loiras" pela expressão "pessoas fúteis", também dá e não me acusam de generalizar!).
Nos adolescentes ser inteligente entre os amigos e colegas é fazer merda e não ser apanhado... Até porque se fores apanhado és logo despromovido para otário...
No ensino superior ser inteligente implica fazer o máximo de cadeiras com o mínimo de esforço...Ou então ser um marrão para nas festas de família ouvires-"...Ai o menino já é quase Doutor, é tão inteligente..."!
Um gajo com namorada que sai regularmente com "amigas" - "...Ele é que é inteligente..."
Uma gaja com namorado que sai regularmente com "amigos"- "...Ela não é muito inteligente..."
Para a minha mãe inteligência é ganhar rios de dinheiro... Para o meu pai inteligência é esbanjar rios de dinheiro...Para mim inteligência é ter dinheiro!!!
Fora de brincadeiras, a inteligência é um parâmetro muito abrangente:
Capacidade de aprendizagem, raciocinio, velocidade, encadeamento lógico, linguagem, verbalização, expressão, percepção espacial, capacidade constructiva, dominio cognitivo... já chega... Por esta altura quem ler isto já está a pensar "...Ele até é inteligente..."

Comentários