18 abril 2006

Quem quer ser comentador???

Hoje em dia vemos comentadores para tudo, em todos os media, sejam eles jornais, radio, televisão, internet...
Todos comentam, mas o quê em concreto?
Tudo...Vejamos, desde analistas políticos (pseudo analistas), comentadores desportivos, os comentadores das vidas cor de rosa dos famosos (os mais deprimentes da sua classe, vejam o Cláudio Ramos e a Maya e Cia), comentadores económicos, pseudo críticos literários, cinéfilos e artísticos, enfim temos comentadores para tudo...A questão que se levanta é: Mas quem é que deu os créditos a esses pseudo comentadores, quem os convenceu que eles eram bons no que faziam?
Qualquer um de nós pode ser comentador a sério, basta para isso, ser perspicaz e atento ao que o rodeia...senão veja-se:

Quer ser comentador desportivo:

Ler os jornais A Bola, O Jogo e O Record durante uma semana, jogar 5 épocas no football manager e ver a Sport TV (durante a mesma semana) e já está! Sai um comentador desportivo
Com sorte se tiveres conhecimentos chamam te para treinar um clube como aconteceu com o Paulo Bento...

Para ser Analista Político económico (que é exactamente a mesmíssima merda que comentador, mas com uma linguagem mais cuidada):

Ler os semanários do Expresso e do Público, dar uma vista de olhos no Financial Times e insistentemente a Sic Notícias e o Euronews (pois a política e economia requer actualização), isto para panoramas internacionais!
Ou então mais simples a nível local estar inserido no meio: por exemplo ser presidente duma Junta ou Câmara pequena... A aplicar para analista de economia e politica nacional(ser empresário também dá!).
Escrever uns livritos também ajuda nesta categoria...

Para crítico social:

Este é o mais fácil de todos, basta ser observador, ir às festas e ver quem é que se anda a comer, quem aparece, quem está bem vestido, quem pôs silicone ou botox e depois misturar tudo e dizer mal com força...
O grau de conhecimento é baixo e aprende-se rápido basta ler as revistas da imprensa cor de rosa, o 24 horas, aqueles programinhas da Sic e da TVI com o Jet Set (em Portugal é mais Gete xete, que cambada de esfomeados!!!).
Aqui o que ajuda é escrever uma crónica semanal na Maria ou na Ana, ou melhor aparecer num programa da manhã...e ir a festas muitas festas!!!


Crítico artistico, literário ou cinéfilo

Para começar basta escolher o artista mais badalado da altura e dizer mal insistentemente, até porque a fama é efémera e um dia quando o artista tiver menos bem tu na pele de crítico podes dizer cheio de autoridade: "eu bem dizia"!
Para isso basta analisar o trabalho do artista, minuciosamente até encontrar um defeito por mínimo que seja e explorá- lo até á exaustão...Senão veja-se o individuo que critica a Margarida Rebelo Pinto e a acusa de autoplágio, é vê-lo a aparecer na rádio, jornais e revistas e agora é um critico famoso... E então!
A criadora da literatura light, é um sucesso de vendas, as pessoas identificam se com a sua escrita, que fala do quotidiano, de relações e de ralações, os livros não são originais entre si e a trama é previsível, é uma comédia romântica em livro e pronto!
O leitor qd compra já sabe ao que vai...Pronto está a minha crítica feita o que significa que eu posso muito bem ser comentador, crítico ou analista e vocês podem fazer o mesmo basta estar atento ao que nos rodeia e às barbaridades que os media nos querem fazer engolir à hora do almoço ou jantar...a era da informação já foi...AGORA VIVEMOS NA ERA DA DESINFORMAÇÃO!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário