Praxe: O que foi? O que é? O que será?

A definição de praxe, do Grego "prâxis"- "acção"; pelo Latim "praxe"- "práctica" consta no dicionário como: aquilo que se practica habitualmente, uso estabelecido, sistema, regra, etiqueta, pragmática, execução, realização.
Praxe Académica: Costumes especiais e convenções usadas pelos estudantes da Universidade de Coimbra.

Relativamente a praxe Académica, estes costumes foram-se difundindo por todas as Instituições de ensino superior, deixando assim a exclusividade coimbrã, para se adaptar a outras realidades e tradições (outras "praxes"!), noutros locais do país, como é o caso de Viseu.

Assim, a praxe é um tema com muitos anos e duas vertentes abruptas opostas: Os Praxistas e os Anti Praxistas.

Os Praxistas defendem a integração do caloiro, o espírito de entreajuda, a igualdade, o convívio, a obediência, a hierarquia.
Os Anti Praxistas vêm as características acima referidas como humilhação, exclusão, autoritarismo, elitismo e até fascismo.

Confesso que ambas as vertentes têm razão, até porque a praxe é feita de pessoas, sendo assim, as pessoas e o seu bom senso é que fazem a diferença na praxe.

Uma praxe é bem feita quando: não põe em causa a integridade física e psicológica do caloiro, não fere os seus valores pessoais e morais, ou as suas crenças sociais e religiosas e no final tem por objectivo ensinar uma "pequena" (ou grande) moral aos caloiros, ou de alguma forma aumenta o seu crescimento cultural e/ou sociológico.

Uma praxe mal orientada, não respeita um destes principios acima referidos (apenas um basta...) e como consequência aparece nos media, como um caso bárbaro de violência.

É tempo de evoluir e deixar costumes bárbaros, para adaptar a praxe ao século XXI.

A tradição em Viseu, tem aproximadamente 8 anos e é uma cópia muito aproximada de Coimbra, com algumas "nuances". Talvez seja altura de fazer algo novo, simples, desburocratizado e acima de tudo verdadeiramente educativo, pedagógico e integrador.

Qual a finalidade de ter um código de praxe imenso, com imensas gralhas e omissões, quando uma minoria da academia o leu e uma minoria dessa minoria o efectivamente percebeu e apenas uma ínfima parte do estudante o pôs em práctica?

A Universidade de Évora ( a segunda mais antiga do país! Logo com uma tradição secular!), possui um código de praxe da dimensão de um passaporte do caloiro, funciona porque toda a academia o sabe de cor e salteado, é desburocratizado e "Simplex"!!!

O traje académico, único no país adaptado ao modelo "Beirão", sinónimo de igualdade entre os estudantes, hoje não é mais que uma questão de afirmação pessoal e de "status" social.
Então porquê regulamentar o uso do traje, acessórios e tipo de sapatos ou chapéu? Quando o problema está em pessoas que quando envergam o traje se transformam em super heróis da fanfarronice, o terror dos caloiros, ao mesmo tempo que dizem e fazem as maiores alarvidades que se possa pensar, independentemente de trajarem de calças ou saia, com capa ou sem capa!
O traje vulgarmente utilizado para ocasiões especiais como: praxes, semanas do caloiro/ académicas e jantares de curso, e quem vai às aulas trajado??? NINGUÉM!!!

A praxe pode e deve continuar, desde que acompanhe a evolução dos tempos, mantenha invioláveis os valores de justiça, fraternidade, igualdade, companheirismo, alegria, convívio, integração e entreajuda, sem esquecer a vertente educativa psicossociológica.
A praxe deveria ser um veículo transmissor de conhecimentos de estudantes mais velhos para os recém chegados caloiros.
Promover os debates, a troca de ideias e opiniões, no lugar de os oprimir com os seus pensamentos e torná-los ovelhas obedientes, sem ideias e sem autonomia.
No futuro os caloiros terão a mesma postura perante os seus sucessores, é um ciclo vicioso.
Não vamos ser fundamentalistas em relação a uma tradição com menos de dez anos e que facilmente pode ser alterada, para algo melhor, mais dinâmico e inovador e colocar Viseu no mapa das Academias deste país por uma praxe inovadora, bem estruturada e justa.




Comentários

  1. De facto a tradição já não é o que era...realmente já poucas pessoas sabem trajar! Cada vez se vê mais as pessoas a mostrar a sua individualidade através do uso de acessórios com o traje...Que se destaquem pela presença e maneira de ser!!!
    Tenho muito orgulho em usar o meu traje, e uso-o sempre que quero! Acho que é preciso chamar de volta as pessoas para a verdadeira tradição...aquela que não implica NB, Hangar...etc...
    O "nosso" Viriato (IPV) esteve muito bem no seu discurso na Palestra de Sapiência! Que se faça luz!!!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho consciência, nem conhecimento das "sábias" palavras do "nosso" Viriato na palestra de sapiência.

    ResponderEliminar
  3. "A tradição em Viseu, tem aproximadamente 8 anos e é uma cópia muito aproximada de Coimbra, com algumas "nuances". Talvez seja altura de fazer algo novo, simples, desburocratizado e acima de tudo verdadeiramente educativo, pedagógico e integrador." Fim de citação.

    Peço desculpa pela intromissão, mas queria apenas repor alguma verdade histórica, quanto à afirmação acima citada.

    A tradição em Viseu, vulgo praxis, é uma prática que data de inícios dos anos 80, pelo que estamos a falar, grosso modo, de cerca de 25 anos de tradição.

    Ela foi implementada e cristalizada na UCP de Viseu e regulamentada em código em 1995.
    O IPV, seguia, até definir o seu próprio normativo, a praxis em vigor na UCP, dad a aproximidade entre instituições (os mais antigos recordar-se-ão dos pavilhões pré-fabricados ao lado da já demolida cantina (hoje a biblioteca) onde o pessoal da trecnologia tinah aulas.

    A Praxe não tem de mutar ao sabor da moda.
    O que deve existir, sempre, é bom senso, respeito e pessoas idónead que saibam aplicar e cumprir as regras.

    Mas falta debate, falta.....principalmente, formação (pois não basta um livro com dezenas de artigos e leis).
    Para isso, mais do que brincadeiras com caloiros e festitas aos kilos, são precisas jornadas, colóquios, onde gente esclarecida venha contribuir para a formação das pessoas em termos de praxis, da sua história (que quase ninguém conhece: nem a geral e muito menos a de Viseu), da sua razão de ser, etc.

    Nisso, até à data, nenhum organismo de praxe teve corajem para fazer, apesar da tentativa que houve em trazer para Viseu o III Congresso de Praxe.

    Julgo que é preciso informar e formar, e isso passa pela união das academias em torno da CTA da FAV.

    Está visto que não é com pequenas iniciativas que se ficam pela rama que se vai lá.
    Antes d emais é preciso (re)começar pela base.

    ResponderEliminar
  4. Se não á gente que vai ás aulas trajado, que não leu ou não se rege pelo código da praxe... é em Viseu...

    No pOrto é bem diferente!

    ResponderEliminar
  5. "O traje académico, único no país adaptado ao modelo "Beirão", sinónimo de igualdade entre os estudantes, hoje não é mais que uma questão de afirmação pessoal e de "status" social."

    Nada mais falso! É um mito essa coisa da igualdade!!!
    O TRaje não foi criado para tornar igual, mas para diferenciar o foro académico dos demais mesteres que existia na época.

    Se em Viseu nem tudo são rosas, em termo d epraxis, é também pela crescente ignorância que se verifica sobre praxe, seu conceito, história e pertinência.

    Fica o convite para descobrir isso e muito mais no meu blogue.

    Abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário